Tipos de sinergias em um processo de M&A

M&A

Compartilhe em:

Por Galapagos Cypress

O conceito de sinergia, de maneira simplificada, é o valor adicional que a combinação de negócios pode gerar. Em outras palavras, quando 1 + 1 é maior que 2.

As sinergias possuem papel importante em processos de M&A e podem aparecer nas mais diversas áreas da empresa – em forma de faturamento adicional ou até nos valores e culturas das companhias. A seguir, apresento diferentes tipos de sinergia:

  • Sinergia de receita: a sinergia de receita pode existir quando a combinação de duas empresas permite realizar a venda cruzada (”cross sell”). Isso acontece quando o comprador passa a oferecer o seu produto/serviço à base de clientes da empresa adquirida, e vice-versa.
  • Sinergia de custo/ despesa: algumas despesas podem ser evitadas na combinação de negócios, principalmente no que se refere a duplicidade de time. Uma empresa adquirida pode usufruir de uma estrutura administrativa e gestão da empresa compradora ou vice-versa, reduzindo as despesas gerais e administrativas.

Adicionalmente, pode existir a sinergia de custos, com o ganho de escala na produção, por exemplo. Nesse caso, há um aumento de receita que não vem acompanhado de um aumento proporcional do custo.

Outro exemplo prático de sinergia de custos ou despesas se dá com empresas que fazem uso relevante de logística de entrega – a combinação dos negócios pode resultar em uma frota combinada e no desenvolvimento de uma logística estratégica, podendo minimizar custos ou despesas desnecessárias com fretes. Existe também a possibilidade de sinergia de infraestrutura, onde a companhia pode usufruir da infraestrutura fabril, escritórios ou da tecnologia já existente.

  • Sinergia de financiamento: as sinergias também podem aparecer no caso da obtenção de empréstimos e financiamentos, uma vez que a companhia combinada geralmente consegue obter melhores condições negociais financeiras com bancos e entidades financeiras.
  • Sinergia de culturas: algumas sinergias podem não ser quantitativas e/ou instantâneas, levando tempo para ser evidenciadas (a depender do tempo de integração). Um exemplo disso é a sinergia de culturas. Embora não possa ser mensurada, a sinergia de cultura e liderança é importante para o andamento do negócio e, portanto, é importante que os interesses de ambas as partes estejam devidamente alinhados. Times integrados trazem maior fluidez para o dia a dia da operação.

Em M&A, as sinergias têm um papel importante não apenas na operação das companhias, mas também na geração de valor para ambas as partes. Um comprador que enxergue sinergias na consolidação dos negócios pode oferecer um valor maior na compra do ativo. O vendedor, mesmo que em outra ponta, pode usufruir das sinergias da mesma forma, uma vez que combinação de negócios mais favoráveis serão as bases negociais ao vendedor também.

Faz parte do papel do assessor financeiro suportar tanto a construção de sinergias entre empresas afim de maximizar o valor da empresa vendida (no caso de processos sell side) quanto explorar o ganho que uma companhia pode obter na aquisição de uma empresa e, portanto, viabilizar a transação (no caso de processos buy side).

Aqui na Cypress, temos o papel de buscar a melhor transação e por isso entendemos a importância de analisar cautelosamente as mais diversas possíveis sinergias em uma transação. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Categorias

M&A

Private Equity