Quem é seu buyer?

M&A

Compartilhe em:

Por Nathalia Longo

Quando um empreendedor decide vender sua empresa ou se associar, é muito comum que o primeiro tipo de comprador que venha a cabeça seja um competidor.

Embora isso faça sentido, uma vez que os concorrentes já conhecem o mercado, o escopo de atuação e podem enxergar sinergias mais facilmente, existem outros candidatos que podem se encaixar como potenciais compradores.

Concorrentes e outras empresas correlatas buscando adquirir novas empresas são conhecidos como compradores estratégicos.

O principal objetivo desses compradores é criar valor a longo prazo com a empresa adquirida, uma vez que essa passa a fazer parte de um escopo maior.

Dentro do grupo dos compradores estratégicos, existem os competidores diretos, que enxergariam possíveis sinergias de produtos, unidade fabril, time, clientes, onde o principal racional da aquisição, seria o ganho de market share.

Existem também empresas participantes da mesma cadeia produtiva da empresa, ou seja, uma empresa buscando adquirir totalmente ou parcialmente o seu fornecedor. Essa modalidade pode beneficiar a companhia principalmente na redução de custos e geração de economia de escala.

Além disso, é comum que empresas estrangeiras vejam transações de M&A como alternativa de expansão geográfica.

Em certos casos e setores, uma empresa local pode ter vantagens competitivas em termos de capilaridade frente a multinacionais, se tornando atrativa para eventuais compradores que visem expansão.

Embora algumas teses sejam mais óbvias que outras, transações entre empresas também ocorrem com compradores buscando diversificar seu portfólio de produtos ou serviços e suas fontes de receita. Isso permite transações entre empresas que podem ser completamente distintas.

Em paralelo com os players estratégicos, existem os players financeiros. Ao contrário dos compradores estratégicos, o objetivo desse comprador é gerar crescimento na empresa de forma a ter o retorno de seu investimento. Esses compradores podem realizar compras parciais ou totais de empresas, visando uma possível saída no futuro, seja por meio de M&A ou IPO.

O grupo de players financeiros abrange diferentes tipos de compradores como Fundos de Private Equity, Family Offices, Search Funds, Fundos de Venture Capital, entre outros.

Em suma, existem diversas possibilidades de compradores e óticas para uma aquisição. O comprador ideal é aquele que viabiliza sinergias e assegura que os melhores interesses do negócio sejam levados adiante. Encontrar o comprador ideal é um desafio que faz parte do escopo do advisor de M&A.

Nós, da Cypress, buscamos explorar as mais diversas teses a fim de criar a transação ideal para cada empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Categorias

M&A

Private Equity