
Qual é o momento certo para fazer um M&A? Quando a empresa atingiu um porte elevado, mas não se sabe ao certo qual a melhor forma de expandir partir desse nível? Ou quando a empresa cresceu expressivamente com um determinado portfólio, mas está enfrentando margens estreitas, desaceleração no crescimento, e precisa de ajuda para se reinventar? Seriam esses os momentos ideais para realizar uma venda?
O processo ideal não acontece necessariamente quando a empresa está enfrentando desafios. Na verdade, recomenda-se que o processo de venda ocorra quando a empresa esteja passando por um momento favorável. Isso porque, uma empresa em boa fase, favorece o vendedor na negociação de preço e estrutura da transação.
Os compradores buscam crescimento, por isso, é muito importante avaliar a situação atual da sua empresa e entender se ela está no momento ideal de ciclo de vida do negócio. Uma companhia que tem expandido e/ou tem avenidas de crescimento mapeadas, tem maior potencial de valor ao comprador e, portanto, se torna mais atrativa no processo.
A situação do mercado em que a companhia atua também dita a aderência da oportunidade. Uma empresa que atua em setores aquecidos da economia tende a chamar mais atenção de potenciais investidores. De forma cíclica, os investidores podem tanto buscar por empresas com alto nível de crescimento, como optar por empresas mais maduras e geradoras de caixa.
A vontade dos sócios de sair do negócio, com ou sem sucessão clara, também pode indicar um bom momento para cogitar a venda da empresa. A parceria com um investidor, seja ele estratégico ou financeiro, traz a oportunidade da empresa ser administrada por um time de gestão qualificado e devidamente preparado para atuar na operação da empresa.
Nesse processo de decisão, o assessor possui um papel importante em mapear e entender as condições de mercado e a situação atual da empresa. Uma assessoria qualificada pode mapear o melhor momento e caminho para realizar a venda da empresa.
Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A GALAPAGOS CYPRESS S.A. exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A GALAPAGOS CYPRESS S.A. é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil e CVM.