
Quando o empreendedor pensa em vender ou encontrar um parceiro para seus negócios, a primeira pergunta que surge em sua mente é “quanto vale minha empresa?”.
Essa não é uma pergunta simples, pois a resposta depende da análise de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao negócio e da metodologia de cálculo escolhida para se chegar ao número final.
Existem diversas metodologias disponíveis e aceitas pelo mercado, cada uma com prós e contras.
A decisão de qual metodologia utilizar exige conhecimento estratégico e setorial. Por isso, a ajuda de um assessor financeiro com expertise como a Cypress é fundamental. Abaixo listamos as três metodologias mais utilizadas:
Um dos métodos mais fáceis de serem aplicados, e por consequência, um dos mais comuns é o método de múltiplos de mercado.
Nesse método, observa-se empresas listadas em bolsa comparáveis no segmento de atuação e modelo de negócio da companhia analisada. Esses múltiplos indicam o valor de mercado da companhia atrelado a uma variável de performance. Abaixo alguns índices mais comuns:
Este indicador avalia o enterprise value (valor total da empresa) pela receita gerada. Raramente esse indicador é utilizado sozinho, uma vez que a receita “esconde” o desempenho operacional. Quase sempre é analisado em conjunto com outro indicador, como por exemplo, EV/EBITDA.
Este indicador é uma variante do anterior e utiliza como base o ARR (Annual Recurring Revenue ou Receita Recorrente Anual). Esse múltiplo é principalmente usado para avaliar empresas de tecnologia/startups cuja maior parte da receita vem de subscrição e/ou assinaturas mensais e que ainda não geram EBITDA. Nessa linha, comum em startups, outro múltiplo utilizado é EV/subscriptions.
Este indicador avalia o enterprise value (valor total da empresa) pela métrica operacional EBITDA (earnings before interest, taxes depreciation and amortization ou LAJIDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização,). O índice EV/EBITDA reflete o desempenho operacional da empresa, uma vez que já considera os custos operacionais. Uma variante usada é o índice EV/EBIT, já descontando a depreciação e amortização.
Outros múltiplos usados são os múltiplos de lucro líquido, como o Preço/Lucro, comum em empresas negociadas em bolsa.
Método semelhante ao de múltiplos de mercado, porém aplica os múltiplos das últimas transações de M&A do setor, fazendo uma análise comparativa. Geralmente são utilizados os mesmos múltiplos mostrados no método anterior.
Vale ressaltar que, apesar da facilidade do cálculo dos métodos de múltiplo, eles não representam uma proxy (hipótese) exata do que deve ser o valor da sua empresa, uma vez que nenhuma empresa é 100% comparável à outra e os múltiplos absorvem fatores externos como momento/apetite de mercado.
Por isso, para uma análise mais profunda, é recomendado também o uso de outro método mais preciso na avaliação, como por exemplo o método de Fluxo de Caixa Descontado.
Também conhecido como Discounted Cash Flow (DCF), esse método estima o valor da companhia descontando os fluxos de caixa futuros, trazendo-os ao valor presente.
Para isso, primeiro projeta-se o fluxo de caixa considerando o crescimento esperado da empresa. E, depois, aplica-se uma taxa de desconto, que torna possível determinar o grau de risco e analisar a viabilidade de um determinado investimento ou projeto. Um dos métodos mais utilizados para calcular a taxa de desconto é o WACC (Custo Médio Ponderado de Capital).
Essa metodologia permite avaliar a companhia com base em diferentes cenários e premissas. Como é o método com maior grau de detalhamento, é também, um dos mais precisos do mercado.
As metodologias citadas são as mais utilizadas para transações de fusões e aquisições, porém existem outros métodos, como por exemplo, valor patrimonial, valor contábil e de mercado dos ativos, dentre outros que podem ser utilizadas para outros fins. De qualquer forma, saber escolher e aplicar adequadamente o(s) método(s) de valuation fará com que você chegue no valor mais fiel possível e garanta que o valor justo da empresa seja observado na transação.
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