
Durante a evolução de uma companhia, é fundamental que o empreendedor tenha capital disponível para investir no negócio, desde o processo de constituição da empresa até o crescimento de sua operação.
Em muitos casos, negócios nascem a partir de recursos aplicados pelos próprios idealizadores do projeto ou oriundos de financiamentos.
Nesse sentido, uma alternativa de captação de recursos para empresas consolidarem e expandirem sua operação é pela entrada de novos investidores.
Eles injetam recursos na empresa em troca de participação, podendo incluir direitos e obrigações sobre a gestão do negócio, para que sejam investidos no crescimento da operação, almejando retornos financeiros de longo prazo e possibilidade de desinvestimento através da venda das ações quando a companhia tiver valor de mercado mais elevado do que no momento do investimento.
Existem dois tipos de investidores: os estratégicos e financeiros.
Investidores corporativos que atuam em mercados semelhantes aos da companhia alvo. Podem ser competidores, fornecedores, clientes ou qualquer grupo que observe sinergias e entenda que a companhia possa agregar valor à operação do grupo como um todo.
Investidores financeiros, por outro lado, aplicam recursos na empresa já sabendo que realizarão a saída no futuro, almejando ganhos financeiros.
Eles aportam capital na empresa, apostam e colaboram com seu crescimento e buscam vender sua participação por um valor maior que o de entrada. Em geral, são fundos de investimento em participações (Private Equity).
As duas modalidades de investidores possuem objetivos e participações diferentes na companhia investida, mas possuem pontos em comum para agregar ao negócio como um todo. As principais são:
O benefício imediato do ingresso de um investidor em seu negócio é o acesso rápido a capital. Assim, os recursos aportados poderão ser direcionados ao crescimento e consolidação da operação.
Embora investidores confiem no negócio que estão entrando, ainda precisam ser cautelosos considerando a necessidade de alcançar o retorno financeiro esperado. Desta forma, auxiliam os gestores da companhia para garantir que as melhores decisões sejam tomadas e tornem a empresa o mais lucrativa possível no longo prazo. Este ponto é relevante principalmente para novos empreendedores.
Assim, existe um forte incentivo para colaborarem com a estratégia de negócios que a empresa seguirá, agregando ao plano de negócios definido. Em casos que o investidor possui experiência no mercado em questão, ele pode compartilhar seu know-how para que a melhor estratégia seja seguida e a companhia torne-se a mais rentável possível no longo prazo.
Além do aporte financeiro, o investidor pode ajudar no crescimento da empresa e expansão da rede de contatos da companhia. Os investidores que não possuem know-how no segmento da sua empresa podem conhecer outros investidores que possam agregar ao negócio. Eles costumam, além disso, ter boa relação com players importantes do mercado financeiro, abrindo também portas para o mercado de captação de dívida. Um investidor renomado dá mais segurança a novos investidores e à operação. Por fim, investidores experientes podem sugerir profissionais de qualidade nos mercados em questão para cargos relevantes da companhia. O track record de investidores gera uma rede de contatos extensa, que pode ser aproveitada quando entram em uma nova empreitada.
Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A GALAPAGOS CYPRESS S.A. exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A GALAPAGOS CYPRESS S.A. é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil e CVM.