
Fusões e Aquisições (Mergers & Acquisitions) são operações nas quais duas ou mais empresas buscam a criação de valor a partir da consolidação de seus negócios, explorando as sinergias oferecidas por cada parte. Embora tenham o mesmo objetivo, as operações de M&A se diferenciam na forma em que as companhias são combinadas.
As Fusões (Mergers) ocorrem quando as companhias são dissolvidas durante a consolidação dos negócios, dando origem à uma nova sociedade. Usualmente, o tamanho das companhias envolvidas é similar e os antigos acionistas de ambas passam a compartilhar o controle da nova sociedade.
Diferentemente de uma joint venture, em que duas companhias criam uma nova para uma finalidade específica e temporária, a fusão é definitiva.
As Aquisições (Acquisitions) são processos nos quais uma empresa compra a maioria (+50%) ou a totalidade do negócio da outra companhia. Isso pode ser feito através da compra de ativos da companhia ou através da transferência de controle, em que a parte adquirida é mantida como subsidiária. No caso de uma incorporação com participação total, a empresa adquirida pode ser extinta e completamente integrada na adquirente. Frequentemente, o porte da empresa adquirida é razoavelmente menor do que o da adquirente.
Transações de M&A possuem racionais específicos que variam para cada caso e setor, mas todas as operações partem da premissa básica de criação de valor.
Do ponto de vista do comprador, a aquisição pode mirar o ganho de participação em seu mercado atual. Em outros casos, a companhia pode buscar, por meio de aquisições, ampliar seu portfólio e conquistar participação em novos segmentos.
Do ponto de vista do lado vendedor, a venda do controle da companhia é vista como uma grande forma de ganhar relevância no mercado, e, principalmente, de explorar melhorias operacionais.
De forma resumida, listamos abaixo algumas das principais estratégias que motivam M&As:
Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A GALAPAGOS CYPRESS S.A. exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A GALAPAGOS CYPRESS S.A. é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil e CVM.