
O processo de M&A sell side, tradicionalmente, requer materiais essenciais para o fechamento da transação e, portanto, a má elaboração destes materiais pode prejudicar ou até inviabilizar uma transação.
Neste artigo, abordaremos duas classes de materiais usados: materiais de externos e materiais internos.
Materiais que serão enviados aos investidores, com o objetivo de divulgar as informações da companhia, são eles: Teaser e Confidential Information Memorandum (também conhecido como CIM, IM ou Infomemo).
Teaser: Documento sintético que apresenta uma visão geral da companhia assessorada e suas operações. O nível de informação fornecida nesse documento deve viabilizar uma breve análise por parte do investidor, sendo suficiente para corroborar a adequação do ativo com a tese de investimento vigente.
O teaser contempla informações básicas como: setor em que a empresa assessorada atua, desempenho financeiro (receita líquida, margem bruta, margem EBITDA, etc.), localização, breve descrição de seus produtos e/ou serviços e entre outras informações.
Além disso, o material geralmente é distribuído como blind teaser – sem revelar a identidade da empresa assessorada. A ideia é proteger a empresa contra incentivos perversos dos investidores no uso das informações contidas no documento para benefício próprio.
Sendo assim, o teaser é o primeiro material recebido pelo investidor e tem como principal finalidade cativar o investidor no avanço do processo.
CIM: Documento confidencial que fornece informações em um nível de granularidade expressivamente superior ao fornecido no teaser.
Usualmente, o CIM tem seis capítulos (em alguns casos mais, outros menos):
O CIM é disponibilizado ao investidor após a assinatura de um Non Disclosure Agreement (NDA), e tem como objetivo fornecer informações suficientes para permitir que os compradores em potencial avaliem a empresa e tomem uma decisão informada sobre a aquisição. Abaixo, listaremos de forma mais detalhada os principais pontos desse material:
É importante ressaltar que esses são os principais pontos que devem compor cada tópico, mas podem se tornar obsoletos quando analisados em um determinado setor. Ao analisar a concentração a receita de uma empresa fabricante de chassi automotivo, por exemplo, notaremos que os maiores clientes deterão grande parte da receita – haja visto que não há diversas montadoras no mercado automotivo. A análise se torna obsoleta nesse caso – cabe ao autor do material julgar o que é aplicável ou não.
Esses materiais serão utilizados como suporte ao processo e para período de negociação, tais como: lista de investidores e valuation.
Lista de investidores: Contempla todos os possíveis investidores que se enquadram na oportunidade, geralmente distribuídos em diferentes teses de investimento.
Para que a abordagem ao mercado seja eficiente, são estabelecidos diversos filtros sobre os nomes mapeados. Esses filtros podem ser, por exemplo:
Por exemplo, para uma empresa no setor de tecnologia, SaaS (Software as a Service), alguns possíveis filtros seriam:
Desta forma, a lista de investidores deve ser personalizada para cada ocasião, uma vez que os filtros devem capturar os investidores que realmente tenham fit com a oportunidade.
Valuation: Processo de avaliação de uma empresa, com o objetivo de determinar o seu valor justo ou intrínseco.
A análise considera desde o desempenho financeiro histórico até as perspectivas de crescimento e as condições do mercado no qual a empresa se insere, e o output é um valor estimado do ativo assessorado. Para mais informações, basta clicar nesse link, no qual abordamos os principais métodos de valuation.
O valuation é essencial para balizar as propostas que são recebidas ao longo do processo e, assim, uma ferramenta central na tomada de decisão nas negociações.
Materiais bem executados têm o potencial de otimizar o processo – não criam dupla interpretação sobre as informações passadas e têm todas as informações essenciais para analisar o ativo. Além de encurtar o processo, possibilitam uma melhor negociação, maximizando o valor pago pelo ativo.
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