
Uma etapa comum na trajetória de empresas de sucesso é o desenvolvimento impulsionado por recursos externos.
Uma das opções utilizadas por empresas em diferentes estágios de maturidade é o aporte de caixa em troca de participação societária. Nesses casos, os potenciais investidores, sejam eles fundos de investimentos ou outras empresas similares, realizam uma análise detalhada do negócio para decidirem por realizar ou não o investimento. Dentre todos os tópicos analisados pelos investidores, existem alguns principais que se destacam para a decisão final.
Um dos primeiros tópicos que será avaliado pelo investidor é a qualidade dos empreendedores e da equipe de gestão por trás do negócio. Um time experiente, com histórico sólido no setor e de alta performance e liderança, confere segurança ao investidor.
Além disso, um empreendedor brilhante, apaixonado e comprometido com o negócio evidencia a capacidade de fazer a empresa crescer, com um planejamento estratégico voltado à geração de valor.
Por esse motivo, para alguns investidores, é preferível um produto inferior, porém com um time competente, do que o inverso.
O produto ou serviço oferecido é um importante fator na decisão de um investidor. É fundamental que a oferta demonstre uma vantagem competitiva perante os concorrentes, por meio de um produto / serviço que crie valor por ser necessário na resolução de algum problema ou necessidade.
Os melhores produtos são aqueles que não são facilmente substituíveis, que possuem um amplo mercado endereçável e que já tenham um posicionamento estratégico superior aos concorrentes. Além disso, os investidores preferem produtos que são baseados em um modelo de negócios sustentável e com estratégia clara, priorizando aqueles que possuem receita previsível com uma base leal de clientes.
Um ponto sempre avaliado pelos investidores é o plano de negócios e o caminho estratégico a ser seguido pela companhia.
O plano precisa ser organizado e detalhado, evidenciando o conhecimento e competência no mercado, pautado no crescimento e na contínua criação de valor.
No fim do dia, o investidor busca entender qual será o uso dos recursos e qual é a estratégia de crescimento para o futuro.
As dinâmicas do mercado impactam fortemente na decisão dos investidores. Mercados atraentes são aqueles que possuem boas perspectivas para o futuro, propiciam um crescimento rápido e sustentável à companhia e que possuem um amplo público-alvo para os produtos / serviços.
Investidores buscam evitar mercados monopolizados, saturados ou pouco lucrativos, ou mesmo aqueles que já tenham alcançado a maturidade em seu ciclo de vida.
A saúde financeira é outro tópico fundamental na análise de qualquer investidor.
Aqueles que atuam com investimentos em empresas maduras normalmente buscam companhias lucrativas, com bons níveis de liquidez e que possuam uma forte geração de caixa. Nesse caso, é importante apresentar bons indicadores de performance em relação a concorrentes, evidenciando vantagens competitivas.
Por outro lado, investidores que atuam com companhias em estágios iniciais focam no crescimento esperado, mesmo com queima de caixa no presente. Nesses casos, é importante que o caixa seja destinado para investimentos que gerarão retornos no futuro, como marketing e P&D.
As sinergias são um fator chave para a avaliação do investimento, principalmente para um investidor estratégico. Sinergias são todos os ganhos existentes exclusivamente após a união de dois ou mais negócios – quando 1 + 1 > 2.
O investidor pode tentar capturar sinergias que potencializem a geração de receita por meio de captura de base, expansão geográfica etc.
Existem também aquelas que podem resultar em economias de custo, por meio de eliminação de sobreposições ou mesmo melhor negociação com fornecedores.
Além desses dois tipos, existem diversas outras possibilidades de sinergias, e muitas são exclusivas de determinados setores. Por isso, essa avaliação costuma ser mais aprofundada e específica ao potencial investidor.
Dessa forma, um bom assessor de M&A te ajuda a destacar os pontos fortes da sua empresa e antecipa quais investidores podem se interessar dadas as características da companhia.
Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A GALAPAGOS CYPRESS S.A. exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A GALAPAGOS CYPRESS S.A. é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil e CVM.