M&A como Estratégia de Crescimento

M&A

Compartilhe em:

Por Hugo de Andrade Faro

Existem diversas formas de alavancar o crescimento da sua empresa, dentre elas, realizar uma operação de M&A (fusões e aquisições). De forma geral, as companhias decidem entre duas opções de crescimento: orgânico e inorgânico. A primeira se refere ao crescimento das operações diárias por conta própria, enquanto a segunda está ligada a uma associação societária com outra entidade.

Tecnologia, Saúde e Educação são exemplos de setores que se beneficiaram bastante por escolher o crescimento inorgânico como forma de consolidar o seu setor de atuação, pois implementaram uma estratégia agressiva de aquisições formando verdadeiros conglomerados, ou, no caso do setor de tecnologia, holdings de participações em empresas, criando um ecossistema amplo de serviços de internet, computação na nuvem, software, etc.

Do lado do comprador, existem diversos motivos que podem levá-lo a procurar uma associação estratégica, dentre eles:

  1. Diferenciação de produto/serviço: uma empresa pode enxergar que o caminho mais fácil de ter acesso a um produto ou tecnologia específica seria por meio de uma aquisição ao invés de alocar recursos e tempo para desenvolvimento proprietário.
  2. Expansão geográfica: com o intuito de expandir para uma outra região geográfica, uma opção viável seria se associar a um player local que já possui conhecimento e relacionamentos na região.
  3. Complementaridade de clientes: ao analisar a carteira de clientes de uma empresa, o investidor pode encontrar consumidores que ainda não fazem parte da sua base e, portanto, expandir seu mercado endereçável.
  4. Consolidação do mercado: existem vários benefícios derivados do aumento do market share para uma empresa – desde o aumento do poder de barganha com fornecedores e extensão de prazos de pagamento, até uma maior capacidade de aumento de preços.

Para a empresa no outro lado da transação, caso não se trate de uma venda de 100% da participação societária, a parte que está sendo vendida pode usufruir de diversos recursos para alavancar seu crescimento, dentre eles cross-selling de produtos numa base de novos clientes, aproveitamento da estrutura comercial e redução de custos administrativos em geral.

Por fim, uma transação bem estruturada de M&A pode trazer diversos benefícios para todos os envolvidos, desde que os participantes estejam preparados para o processo, aumentando a chance de sucesso na operação.

Categorias

M&A

Private Equity