A due diligence costuma ser uma das etapas mais longas, trabalhosas e decisivas do processo de M&A. Estar preparado para essa fase da negociação é fundamental para o sucesso da transação.
Para te ajudar a entender melhor essa etapa, preparamos 8 dicas que vão ajudar a sua empresa nessa fase:
- Excelência do começo ao fim: O primeiro passo para uma diligência bem-sucedida é a excelência na condução das etapas de preparação. Por isso, a escolha de um assessor financeiro, com a expertise e comprovação de capacidade de fechamento, como a Cypress, é fundamental para o sucesso do deal do começo ao fim.
- Assessoria jurídica: Dê preferência para a contratação de um escritório que tenha expertise/experiência nesse tipo de operação. Processos de M&A são complexos e com uma série de particularidades. Mesmo que você conheça/tenha um excelente advogado que cuide das suas questões tributárias ou pessoais, provavelmente ele não terá a mesma habilidade para a condução que um advogado especializado.
- Escolha do time interno: Como, na maioria dos casos, um processo de aquisição é confidencial, é importante deixar uma equipe enxuta e de confiança para a execução. Esse time escolhido terá acesso a informações sigilosas da companhia, então é importante que essa equipe seja bem escolhida.
- Organização: É fundamental deixar todas as informações e documentos solicitados pelo vendedor organizadas de forma clara e que evite margem para diferentes interpretações. Além da organização das informações, é importante a organização do processo como um todo. Acompanhamento diário do percentual das informações disponibilizadas e calls semanais para esclarecimento de dúvidas ajudam bastante.
- Antecipação de Problemas: Mapeie junto aos seus assessores todos os pontos sensíveis que poderão surgir durante o processo. Antecipar potenciais problemas evitará surpresas desagradáveis e passará uma imagem de segurança e transparência à contraparte. Costumam ser temas sensíveis abordados nessa etapa: 1) potenciais litígios; 2) ajustes de EBITDA; 3) temas trabalhistas e tributários.
- Transparência no processo: Esta é a etapa em que o comprador irá revisar e questionar todas as informações que foram passadas nos processos anteriores. Dessa forma, é importante passar confiança nas repostas. Mesmo que alguma informação divirja da original ou alguma contingência não esperada apareça, é importante deixar claro para a contraparte que a situação está sob controle e será solucionada.
- Mantenha uma relação amigável com o outro lado: É importante lembrar que você está estabelecendo um relacionamento de longo prazo. Mesmo que a venda seja de 100% e sem qualquer estrutura adicional (earn-out, venda faseada etc.) você ainda terá que conviver quase que diariamente com a contraparte por alguns meses, até mesmo depois do fechamento para tratativas de assuntos burocráticos.
- Esteja preparado para mudanças de rotas: Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, situações não previstas acontecerão. É natural da negociação que alguma dessas situações mude a rota inicialmente planejada. Nesse caso, é importante ser flexível e entender junto ao assessor qual a melhor solução para encontrar um novo caminho que leve ao sucesso da operação.