Como manter os investidores engajados no processo de M&A?

M&A

Compartilhe em:

Por Vitor Seixas Lisboa

Quando o assunto é o engajamento de investidores durante um processo de fusões e aquisições, é importante reconhecer que estamos lidando com investidores que gerenciam vários projetos simultaneamente. Eles devem estar cientes dos prazos de diversos processos, responder a mensagens de diferentes empreendedores, e participar de reuniões sobre vários assuntos em um único dia.

Portanto, o processo que lhes trará engajamento é aquele com uma comunicação clara, materiais concisos e de fácil acesso, prazos bem definidos e, mais importante, que lhes poupe tempo.

Assim, o engajamento de um investidor vai depender do quanto um assessor e seu cliente vão estar dispostos a manter uma postura concisa, organizada e proativa, que antecipe prazos e dúvidas e dite o ritmo da comunicação durante todo o processo.

Para te ajudar nesse processo, vamos listar algumas das melhores práticas para manter os investidores engajados durante o processo de fusão ou aquisição da sua empresa:

  • Defina, siga e reforce os prazos da distribuição: Os prazos da distribuição do projeto ditarão o ritmo de toda sua abordagem à mercado. Assim, é importante esclarecer aos investidores os prazos que foram definidos, quais serão as informações compartilhadas em cada etapa e quais são as reuniões planejadas.
  • Tenha controle das comunicações: É importante estabelecer um plano de comunicação para garantir que as mensagens sejam entregues de maneira clara e consistente a todos os investidores. Defina uma ferramenta de controle da abordagem que destaque as interações com cada investidor e dê alertas aos próximos prazos.
  • Prepare materiais completos e diretos: Prepare materiais completos, que contenham as principais informações que o investidor deseja saber, como plano de negócios, descrição do produto ou serviço, histórico e projeções financeiras. Certifique-se de que esses materiais sejam diretos, apresentando as informações mais importantes em destaque e de fácil localização no material.
  • Esteja preparado para responder aos Q&As: Liste os possíveis tópicos que podem ser dúvidas dos investidores e prepare um pacote de Q&A que contemple essas questões antes mesmo de começar a distribuição dos materiais. Desta forma, quando o primeiro conjunto de perguntas e respostas for enviado, você provavelmente terá respondido à maioria dos tópicos abordados. Lembre-se de incrementar seu pacote de Q&A a cada vez que um investidor perguntar algo que você não tinha listado. Assim, seu material vai ficando mais robusto e suas repostas mais completas.
  • Atualize o investidor: Mantenha o investidor atualizado sobre resultados da empresa, enviando materiais e cronogramas atualizados sempre que necessário. Isso ajuda a manter o envolvimento dos investidores e lhes reforça o senso de participação no processo.
  • Conheça o investidor: É importante conhecer os investidores e entender suas necessidades e expectativas. Isso permite personalizar a comunicação e até mesmo os materiais.
  • Prontifique-se para agendar as reuniões: Antecipe-se e tome para si a organização das reuniões, propondo os prazos e questionando os temas que serão tratados. Faça registros das discussões e lembre-se de sempre sugerir uma discussão de próximos passos.

Ao implementar essas práticas, você ajuda a manter os investidores envolvidos e comprometidos com o processo de fusão ou aquisição, e portanto, alcançar o sucesso da transação.

Lembre-se que o serviço de assessoria especializada irá garantir o engajamento do investidor, ajudando a mostrar o máximo valor da sua empresa.

Categorias

M&A

Private Equity