Vender ou adquirir uma empresa é um processo extremamente complexo. Por mais que os empreendedores saibam detalhes do dia a dia da empresa e tenham conhecimento setorial, entender qual é a melhor estratégia para acessar o mercado de M&A é uma tarefa completamente diferente.
Contratar um assessor significa que o empresário pode focar em gerir o negócio, em vez de ir à mercado e se aventurar no mundo do M&A. Neste artigo, listamos algumas das principais vantagens que o assessor traz ao processo:
- Otimiza o mapeamento de investidores: O assessor traz consigo uma grande rede de potenciais investidores. Devido à sua experiência no mercado, o ele é capaz de confeccionar uma estratégia sólida e abrangente de abordagem, que será adaptada aos potenciais investidores selecionados em conjunto com o empresário (vendedor), buscando maior tração ao processo.
- Supera os obstáculos das transações: Vender um negócio não é fácil. Pode ser demorado e confuso, com muitos empecilhos e questionamentos ao longo do caminho. Os empresários podem facilmente ficar sobrecarregados, uma vez que a maioria não possui experiência para superar esses percalços.
O assessor de M&A experiente já enfrentou esses desafios e consegue navegar os períodos mais complicados do processo, apresentando soluções para mitigar riscos e viabilizar o fechamento da transação.
- Negocia um acordo melhor: Saber o valuation da sua empresa não é suficiente para negociar sua venda, já que valuation e preço não têm o mesmo significado. Valuation é o resultado de uma avaliação financeira intrínseca e/ou relativa da empresa, enquanto preço é resultado do momento de mercado e habilidades de negociação. O cliente obtém um plano bem desenvolvido com um assessor, já que ele examina minuciosamente o negócio de todos os ângulos, avalia as tendências do mercado, o interesse de potenciais investidores, conduz um processo de M&A organizado e negocia o melhor preço.
- Acelera o processo de venda: O assessor ajuda o cliente a resolver os problemas e fechar a transação de forma mais ágil. Sem o assessor, o empresário gasta muito tempo com pesquisa sobre investidores, elaboração de materiais e tratativas operacionais e negociais sem necessariamente compreender o processo.A assessoria proporciona um trabalho de qualidade que assegura a tranquilidade para o empresário realizar sua agenda como gestor, sem se comprometer com o aspecto braçal da venda da empresa e tendo a experiência estratégica de quem já trilhou esse caminho.
- Elimina a incerteza: Uma negociação de M&A é como qualquer outra grande transação na vida. O empresário que não possui um assessor acaba se perguntando o que teria acontecido se tivesse seguido outro caminho, se conseguiu maximizar sua transação. Sem ajuda, seu negócio pode ter sido adquirido por um preço abaixo do mercado, ou em condições desfavoráveis por um comprador que enxerga uma oportunidade subvalorizada. Um assessor com experiência e presença relevante no mercado ajuda a aliviar suas preocupações sobre os “e se”, sempre com o melhor interesse do empresário em mente.
O processo de compra ou venda de empresas é, sim, complexo. Mas não precisa ser dificultoso, especialmente com uma assessoria de excelência no projeto. Um assessor experiente evita contratempos, executando as fases de planejamento, abordagem, due diligence, negociação, entre outras, visando a maior compatibilidade com as expectativas do empreendedor no fechamento do negócio.